Zika vírus: dicas de como evitar a doença

    O zika vírus se tornou uma epidemia no Brasil. E o blog dá dicas de como se proteger do mosquito transmissor!

    Agora é um fato: o vírus zika se tornou um caso de epidemia no Brasil. Tendo como transmissor o mesmo mosquito vetor da dengue e da febre chikungunya, o Aedes aegypti, ele virou motivo de preocupação e alerta para toda população, mas principalmente para mulheres grávidas – já que há relação direta, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, com a microcefalia em bebês.

    Os sintomas da doença costumam aparecer entre 3 e 12 dias após a picada do mosquito e são bem parecidos com os da dengue, porém mais brandos: febre, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça e erupções cutâneas vermelhas que coçam.

    E como o Carinho a Cada Passo é um blog voltado para as mamães e seus pimpolhos, não poderíamos deixar de tocar no assunto e fazer um alerta! O risco está aí, mas todos nós já sabemos como conter a proliferação do mosquito.

    Se cada um fizer a nossa parte, tomando os cuidados necessários, será possível reduzir o número de locais que favorecem a procriação do transmissor. Como manter locais que acumulem água sempre tampados corretamente, encher de areia os pratos de vasos de planta, guardar garrafas de cabeça para baixo e colocar tela nas janelas.

    Separamos outras maneiras de se prevenir que podem ser usadas tanto pelas futuras mamães como pelas crianças. Dá uma olhada!

    Repelente
    Nem todos os repelentes são recomendados para gestantes. Por isso, na hora de procurar um, a futura mamãe tem de ficar atenta na composição, que deve conter um desses princípios ativos: icaridina, DEET adulto (15%) e IR3535O. Algumas marcas indicadas são Exposis, OFF Repelex e Loção antimosquito Johnson. Mas lembre-se: consulte sempre seu obstetra antes de escolher o produto.

    Roupa clara
    A explicação é que as cores escuras absorvem o calor, enquanto as claras o refletem. Como os mosquitos são atraídos pela temperatura alta, costumam picar mais as pessoas com roupas escuras. Em casos alarmantes, como da epidemia do vírus zika, qualquer cuidado é necessário!

    Mangas compridas e calça
    Também é recomendado o uso de roupas com mangas longas e calças compridas.

    Suor
    Além do calor do corpo, seu odor possui substâncias que atraem os pernilongos. Portanto, evite passar longos períodos suada.

    Ar-condicionado
    É uma boa opção para afastar os pernilongos. A queda de temperatura inibe a atividade dos insetos.

    E você, tem mais alguma dica? Como está fazendo para se proteger em casa? Conta pra gente!

    [sharethis-inline-buttons]